domingo, 26 de fevereiro de 2012

Benavente ainda acredita que é possível salvar 120 empregos na Martifer

A Assembleia Municipal de Benavente acredita que ainda é possível salvar os cerca de 120 postos de trabalho da unidade local da Martifer, que este grupo do sector da metalomecânica já anunciou que vai encerrar até Agosto. Os eleitos benaventenses aprovaram, sexta-feira à noite, por maioria (votos favoráveis de CDU, PS e BE e contra de PSD e CDS-PP), uma moção que solicita a intervenção do ministro da Economia e do Emprego para que analise junto da administração da Martifer “a viabilidade de manter em funcionamento a unidade de Benavente”.
É que, no entender, da CDU (força maioritária nos órgãos municipais que apresentou a proposta), a fábrica que a Martifer instalou em 2002 em Benavente tem condições para continuar, com a sua capacidade para produzir cerca de 15 mil toneladas de estruturas metálicas por ano. A administração da Martifer já explicou aos trabalhadores e à Câmara de Benavente que as encomendas na Península Ibérica caíram a pique de 70% do seu volume de negócios em 2010 para os actuais 3% e que não se mostrou viável produzir aqui estruturas para enviar para o Brasil. O grupo garante que vai dar condições para os trabalhadores que queiram migrar para sua fábrica sede em Oliveira de Frades ou para uma das suas unidades fabris na Polónia, Roménia, Angola ou Brasil.
O documento agora aprovado recorda, todavia, que a Martifer, enquanto anuncia o fecho da fábrica de Benavente, diz que vai alargar a sua unidade sede em Oliveira de Frades. E considera que “o impacto deste encerramento”, para além de atingir as 120 famílias dos seus funcionários, afectará também, indirectamente, muitas outras que dependem de tarefas associadas.

Saiba mais na edição de 29 de Fevereiro do Voz Ribatejana 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

João Sabino tem 91 anos e conclui hoje o 9º. ano


João Vieira tem 91 anos e conclui, esta quinta-feira, o 9º. ano de escolaridade no Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. Deverá ser, assim, o cidadão português mais velho a completar o 3º. Ciclo do Ensino Básico através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Conhecido na região por “João Sabino” e residente na vizinha vila de Benavente há 52 anos, João Vieira tirou a antiga 3.º Classe quando tinha 34 anos, numa escola que então existia na Mata do Duque, herdade do Município de Benavente onde foi feitor.
Mas João Sabino revelou-se sempre um homem multifacetado, na década de 70 inventou uma máquina de semear tomate e o sucesso foi tanto que chegou a ser o maior produtor de tomate na Europa, atingindo as 13 000 toneladas de produção num único ano. Acabaria, depois, por vender a patente da máquina a produtores italianos. Dedica-se também à poesia e já publicou quatro livros de poemas, assim como um autobiografia que intitulou “A minha história”. A música tem sido outra das suas paixões. 
Natural de Muge, João Sabino não teve oportunidade de aprender a ler enquanto criança. Começou a trabalhar no campo aos 11 anos e só aos 19 conseguiu aprender a ler, estimulado pela curiosidade de ler notícias sobre a II Guerra Mundial. Apesar disso, foi durante 38 anos director de Serviços Agrícolas no Fomento da Indústria e do Tomate. “Há quem conheça as letras e não saiba viver e há pessoas que não conhecem uma letra e tratam da vida como deve ser", afirma.

Saiba mais na edição de 29 de Fevereiro do Voz Ribatejana

   

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vilafranquense segue em frente na Taça da AFL

A União Vilafranquense apurou-se para a quinta eliminatória da Taça da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) ao bater, no domingo, o Sanjoanense (São João da Talha) por 3-1. Pior sorte teve o Grupo Desportivo de Vialonga que perdeu no prolongamento (2-4) frente ao vizinho Tojal e foi eliminado. Em frente na prova seguem também Bucelenses, Linda-a-Velha, Cacém e Lourinhanense.
Na Divisão Principal de Santarém, o Benavente bateu a Arepa do Porto Alto por 4-0 no dérbi concelhio e subiu à quarta posição da tabela.
Na região, o Carregado cedeu, ontem, em casa, frente ao Torreense em jogo importante para a definição das primeiras posições da Zona Sul da II Divisão. Com este resultado, a equipa carregadense desceu ao quinto lugar, agora a 6 pontos do líder Torreense.

Saiba mais na edição de 29 de Fevereiro do Voz Ribatejana       

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cartoon Xira junta 200 melhores cartoons de 2011 em Vila Franca



A crise económica em Portugal e na Europa, os governos de Sócrates e de Passos Coelho, a “Troika” e a política norte-americana, são alguns dos principais temas que inspiraram os melhores cartoonistas portugueses ao longo do ano passado. Uma selecção dos 100 melhores cartoons de 2011 está, agora, patente, no Celeiro da Patrircal, em Vila Franca de Xira. O Cartoon Xira, inaugurado no sábado, reúne trabalhos de oito autores nacionais e mantém a sua componente internacional, desta vez com a apresentação de 100 cartoons do cubano Angel Boligán, um dos mais reconhecidos cartoonistas do Mundo que já recebeu 121 prémios e menções honrosas internacionais.
Certo é que, apesar da crise, o Cartoon Xira mantém e até alarga a sua dimensão, conforme referiu António Antunes, cartoonista natural de Vila Franca de Xira que é também um dos dinamizadores da ideia, lançada em 2000, de criar em Vila Franca um grande salão de divulgação do cartoon português. O projecto cresceu, dos quatro autores portugueses iniciais já vai em oito e ganhou estatuto internacional a partir de 2008, com um autor estrangeiro convidado em cada edição.
“Com a entrada este ano de mais dois autores nacionais conseguiu-se a dimensão perfeita para este local e para esta mostra que é única no País", sustentou António Antunes, que espera para este ano um recorde de visitas no Cartoon Xira, que estará patente até 25 de Março.

Saiba mais na edição de 29 de Fevereiro do Voz Ribatejana 

GNR de Alenquer encontra Idoso isolado com hipotermia

A GNR de Alenquer através da Secção de Programas Especiais encontrou no passado dia 15 um idoso com 78 anos de idade, na localidade do Cercal, em estado de hipotermia.
Esta situação foi descoberta tendo em conta o  programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”,  uma campanha de segurança direccionada aos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados. O objectivo da campanha intitulada “Operação Censos Sénior”, que se realiza em todo o país, é actualizar os dados existentes relativamente aos idosos que vivem isolados e/ou sozinhos.
Segundo um comunicado da GNR, foi durante a realização de uma destas acções no Concelho do Cadaval, a Secção de Programas Especiais de Alenquer, localizou o idoso que se encontrava muito débil, apresentando sinais de hipotermia.
O idoso foi encaminhado para Hospital de Torres Vedras, onde foi assistido onde ainda permanece internado.