segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PS responsabiliza nova direcção do PSD pela ruptura na Câmara

A Concelhia de Vila Franca de Xira do PS responsabilizou, hoje, a estrutura congénere do PSD pela “ruptura” do acordo de gestão estabelecido na Câmara no início do mandato autárquico. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Concelhia socialista, disse, em conferência de imprensa, que a atitude da Concelhia social-democrata mudou com a nova direcção do PSD local, que “procurava substituir-se aos seus vereadores no relacionamento com o executivo municipal”, e que o PS não podia aceitar isso.
A direcção local do PSD sustentou, na semana passada, que os vereadores do PSD nunca aceitariam “perder a sua autonomia” e garantiu que apresentaram os seus pontos de vista contra uma nova urbanização na Póvoa de Santa Iria, chegando a propor o adiamento da votação, mas que o PS nunca acolheu os seus argumentos.
O PS diz que o voto dos eleitos do PSD contra esta urbanização originou uma “quebra de confiança”, que uma gestão conjunta “exige sempre lealdade” e que obriga a que os interlocutores sejam os eleitos “não sendo possível aceitar qualquer ingerência externa”.
Saiba mais na edição de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana

sábado, 10 de dezembro de 2011

Bombeiros ameaçam parar




As corporações de Bombeiros do distrito de Lisboa decidiram, quarta-feira à noite, em Arruda dos Vinhos, mandatar a direcção 
da respectiva federação distrital para encetar, já a partir de Janeiro, um conjunto de “formas de luta” com o objectivo de reclamar alterações no domínio do transporte de doentes. O documento final aprovado na assembleia-geral da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa (representa 57 corporações) aponta para uma concentração de ambulâncias de todo o distrito em frente da Assembleia da República e para uma “paralisação total” dos transportes de doentes se o Governo insistir em não promover uma revisão do sistema até final deste ano.
Segundo António Carvalho, presidente da FBDL e comandante dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria, a deliberação tomada realça a “situação dramática” que se vive no seio das associações humanitárias de bombeiros, que “as coloca à beira do abismo”, num quadro de dificuldades agravado pelos atrasos de pagamentos dos serviços de saúde e “pelas alterações abusivas que foram impostas no serviço de transporte de doentes, particularmente após a entrada em funcionamento do Sistema de Gestão de Transportes de Doentes (SGTD)”.
As associações de bombeiros da região alertam para a ameaça imediata de “despedimento de grande parte dos seus profissionais, colocando deste modo em perigo a prontidão e o socorro às populações".

Saiba mais na edição de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana  

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Clube Taurino entrega prémios no sábado


O Clube Taurino Vilafranquense organiza, no dia 10, o seu já tradicional jantar de entrega de prémios da temporada 2011 na Palha Blanco. A iniciativa realiza-se no restaurante “Aquarius” do Lezíria Parque Hotel e tem início previsto para as 20h15. Recorde-se que a direcção do CTV decidiu premiar o cavaleiro João Salgueiro (Melhor Lide a Cavalo) pela sua actuação frente ao segundo toiro da corrida de dia 4 de Outubro. O matador David Mora recebe o troféu para a Melhor Faena pela lide do quinto toiro da corrida de dia 2 de Outubro.
Serão, ainda, premiados a ganadaria de Carlos Falé Filipe, o forcado dos Amadores de Vila Franca Pedro Castelo e o bandarilheiro Rodolfo Barquinha.
Os responsáveis do Clube Taurino Vilafranquense entenderam, igualmente, reconhecer as exemplares carreiras do maestro Vítor Mendes (30 anos de alternativa) e do bandarilheiro  João José (trajectória de mais de 40 anos) e destacar o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira pela “extraordinária actuação que tiveram nas duas corridas em que actuaram na Feira de Outubro” e José Manuel Raínho “por toda a dedicação e empenho em prol da Escola de Toureio José Falcão”.
Decidiram, ainda, atribuir o Troféu José Falcão do CTV a “dois aficionados exemplares”: Saavedra Valente “por toda uma vida em prol de Vila Franca, em especial defendendo a Festa dos Toiros” e o cineasta Francisco Rocha “pelo seu magnífico trabalho ao longo de todos estes anos e por ter realizado trabalhos que ficaram na história da cidade e da própria festa”.


Saiba mais nas edições de 7 e de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana

Excessos de alguns ciclistas preocupam no passeio ribeirinho



O comportamento e a velocidade por vezes excessiva de alguns ciclistas no caminho pedonal ribeirinho e na travessia do Jardim Municipal Constantino Palha de Vila Franca de Xira estão a gerar alguma preocupação. Os eleitos da CDU alertam para a velocidade excessiva de alguns e para a necessidade de encontrar formas de disciplinar a situação para evitar atropelamentos, sobretudo de crianças. A maioria PS reconhece o problema, considera que há desrespeito pela sinalização ali colocada e promete tomar mais algumas medidas.
Rui Pereira, vereador da CDU, lembra que “a sinalização que proíbe a circulação de bicicleta a pessoas com mais de 10 anos no Jardim Municipal desapareceu” e que “já passam ali alguns ciclistas a velocidade exagerada, no mesmo sítio onde passeiam crianças, que gostam de fugir aos pais e aos avós”. O autarca alertou para os riscos de acidentes e quis saber se está prevista alguma protecção reforçada no passeio ribeirinho, para limitar os perigos de queda para as zonas de lodo do rio.
Maria da Luz Rosinha explicou que o sinal de proibição da circulação de bicicleta para maiores de 10 anos foi retirado, porque há uma faixa situada junto à linha-férrea destinada à circulação dos ciclistas. “Temos ali uma ciclovia, a ideia é que as bicicletas circulem por ali. É uma questão de educação e de civismo”, sublinhou a presidente da Câmara, admitindo que também tem conhecimento e já se confrontou ela própria com casos de ciclistas que rodam no caminho ribeirinho a velocidades excessivas e não respeitam os sinais ali colocados que indicam que a faixa interior é para bicicletas e peões e a mais próxima do rio só para peões.

Saiba mais na edição de 7 de Dezembro do Voz Ribatejana 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Orçamento da Câmara de Vila Franca baixa 18 milhões em 2012



As propostas de Grandes Opções do Plano e de Orçamento do Município de Vila Franca de Xira para 2012 foram hoje aprovadas, com votos favoráveis de PS e PSD e contra da CDU. As quebras de receitas e de transferências da administração central levaram a maioria PS a apresentar uma proposta que baixa dos 87 milhões de euros orçamentados para 2011 para os 69 milhões em 2012.  Ainda assim, a presidente Maria da Luz Rosinha diz que será possível canalizar cerca de 25 milhões de euros para despesas de capital ligadas a investimentos.  
A reunião abriu com o vereador João de Carvalho (PSD) a ler uma carta que dirigiu a Maria da Luz Rosinha, renunciando aos pelouros da cultura e museus, depois da presidente ter decidido, no dia 30, retirar os pelouros atribuídos aos restantes dois vereadores sociais-democratas. 
No que diz respeito ao orçamento, a presidente da autarquia salientou que as propostas estão “fortemente afectadas pelas medidas que o Governo tem vindo a adoptar” e explicou que se prevê para 2012 uma quebra de 1, 2 milhões de euros nas transferências da administração central, de 1 milhão de euros nas receitas da derrama e de 3, 9 milhões nas receitas do Imposto Municipal de Transacções. Mesmo assim, prevê que seja possível iniciar as obras de requalificação da margem ribeirinha da zona sul do Município, avançar com a regularização do Rio Grande da Pipa e com as novas instalações do Centro de Saúde de Alhandra. Realçou, ainda, os 4, 7 milhões de euros destinados à melhoria da rede viária municipal.
A CDU considerou “impressionante” esta redução orçamental e o vereador Nuno Libório sustentou que, neste contexto, a autarquia se deveria concentrar nas suas competências específicas e não andar a gastar meios em obras que a coligação liderada pelo PCP entende que são da responsabilidade do Estado ou de empresas privadas. Estão nessa situação, no entender da CDU, os acessos ao novo hospital e a ligação do novo nó de acesso à A 1 à plataforma logística da Castanheira, vias onde, segundo Nuno Libório, a Câmara vai gastar mais de 6 milhões de euros.  

Saiba mais na edição de 21 de Dezembro do Voz Ribatejana