segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vilafranquense bate antigo líder Lourel por expressivos 4-0


A União Desportiva Vilafranquense goleou, no domingo, o anterior líder da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa por expressivos 4-0. A equipa de Vila Franca realizou uma excelente exibição frente a um Sporting de Lourel que revelou algumas fragilidades e a goleada poderia ter sido ainda maior. Realce para os dois golos do avançado Emanuel mas, sobretudo, para uma exibição muito consistente da equipa da casa, num jogo que levou muito público ao campo do Cevadeiro, atraído pela visita do líder do campeonato.
Pior sorte tiveram Vialonga e Alverca, com a equipa vialonguense a perder, em casa, por 3-1, frente ao Atlético da Malveira que, depois de 3 derrotas nos primeiros jogos, já soma 6 vitórias e subiu ao primeiro lugar da tabela. Igual sorte teve o Alverca, que perdeu em São João da Talha por 3-1. Na classificação, o Vilafranquense mantém-se a 1 ponto dos líderes, que são agora o Malveira e o Tires. O Vialonga desceu para a sétima posição, a quatro pontos dos primeiros. E o Alverca está em 11º., com menos 2 pontos, num campeonato que se mantém particularmente renhido.  A próxima jornada, no domingo dia 13, vai trazer um sempre aguardado dérbi concelhio entre Alverca e Vialonga. Já a UDV visita o lanterna-vermelha Encarnação e Olivais.

Povoense consolida segundo lugar que pode dar subida
O União Povoense está a fazer um bom campeonato na 1ª. Divisão de Lisboa. Voltou a ganhar no domingo, em casa, frente ao Ericeirense e subiu ao segundo lugar da tabela, isolado, posição que dará direito a subida no fim da prova. O vizinho Santa Iria vai já distante com 24 pontos resultantes de 8 vitórias. O Povoense vem a seguir com 17, seguido pelo Venda do Pinheiro com 16. Pior está o Juventude da Castanheira, que acumulou mais uma derrota, desta vez no campo do Arneiros, e segue na 13ª. posição, com apenas 8 pontos.

Saiba mais na edição de 9 de Novembro do Voz Ribatejana

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vila Franca mantém o IMI mais baixo da Área Metropolitana de Lisboa


A Câmara de Vila Franca de Xira decidiu, anteontem, manter em 2012 as taxas de IMI (Imposto sobre Imóveis) que já aplicou este ano, frisando o executivo socialista que são as taxas “mais baixas” entre os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Se em anos anteriores os vereadores da CDU votaram contra e defenderam taxas mais reduzidas, desta vez optaram pela abstenção, reconhecendo as necessidades de receita da autarquia num quadro de crise e que pequenas mexidas não permitiriam que as famílias tivessem mais condições para pagar este imposto.
Bernardino Lima (CDU) apontou a queda da percentagem de famílias que conseguem pagar o IMI. Segundo referiu, se em 2008 cerca de 91% das famílias pagou o imposto, em 2011 já só foram 85% e as previsões para 2012 apontam para 82%. “O facto de não fazermos qualquer redução no IMI está a fazer com que, ano a ano, haja mais pessoas incapazes de fazer este pagamento”, avisou, na reunião realizada no salão da Junta da Castanheira. A maioria PS tem uma leitura diferente, com o vereador Vale Antunes a sustentar que se a CDU estivesse no poder não defendia estas reduções e a presidente Maria da Luz Rosinha a frisar que sabe que pelo menos 5 municípios da AML de maioria CDU vão aplicar as taxas máximas de IMI, quando Vila Franca “continua a ter as taxas mais baixas”.
A proposta aprovada com votos favoráveis do PS e do PSD e abstenção da CDU prevê uma taxa de 0, 675% para os imóveis de matriz antiga e ainda não reavaliados e de 0, 35 para os imóveis de matriz mais recente ou já reavaliados pelas Finanças. Nas duas freguesias rurais de Cachoeiras e da Calhandriz há uma redução de 30% e na freguesia de Alhandra uma redução de 15% nestas taxas.

Saiba mais na edição de 9 de Novembro do Voz Ribatejana

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Edição completa 26 Out. 2011

Trabalhadores impugnam despedimento na TNC


Os 126 trabalhadores da TNC, empresa transportadora ameçada de encerramento desde Julho, vão impugnar judicialmente as cartas de despedimento, assinadas pelo administrador de insolvência, que receberam na semana passada. Esta tarde, em plenário realizado junto às instalações da empresa, decidiram também suspender a vigília que mantinham há mais de 3 meses e recorrer ao Fundo de Garantia Salarial da Segurança Social. O objectivo é concentrar esforços no próximo dia 5 de Dezembro, junto ao Campus de Justiça de Lisboa, onde se vai realizar uma nova assembleia de credores, para apreciar um plano de recuperação apresentado pela antiga dona da firma, que chegou a ser uma das maiores transportadoras portuguesas.
Anabela Carvalheira, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), disse, hoje, que não vale a pena os trabalhadores continuaram a “martirizar-se” à porta da TNC. “Vamos acreditar e concentrar energias na assembleia de credores de 5 de Dezembro, para fazer sentir que os trabalhadores estão unidos, têm direitos e merecem acreditar que a justiça será imparcial e que a TNC ainda tem um caminho”, vincou.

Saiba mais na edição de 9 de Novembro do Voz Ribatejana

Suspeitos de assalto a roulotte do Carregado detidos pela PJ


A Polícia Judiciária anunciou a detenção de dois jovens, suspeitos de estarem envolvidos num assalto à mão-armada a uma roulotte/snack-bar instalada junto à vila do Carregado, na madrugada do passado sábado. Na posse dos detidos, residentes naquela área do concelho de Alenquer, foram encontrados uma caçadeira de canos serrados, uma pistola e um revólver e alguns bens roubados da roulotte, incluindo um computador e telemóveis. Em seu poder foi, igualmente, encontrada uma pequena quantidade de cocaína.
Os detidos, com 20 e 26 anos e sem actividade profissional conhecida, foram hoje ouvidos no Tribunal de Alenquer. Segundo a PJ, três indivíduos (os detidos e um terceiro ainda não identificado) “ameaçaram” os funcionários da roulotte com uma pistola e um revólver. “Um dos assaltantes chegou a saltar pelo balcão para o interior da roulotte para melhor os coagir, tendo roubado um computador, quatro telemóveis e dinheiro, após o que se puseram em fuga para uma zona de mato, onde os aguardava uma viatura, que utilizaram para se pôr em fuga”, explica aquele órgão de policial criminal.
As investigações desenvolvidas em colaboração com a GNR de Alenquer permitiram localizar dois dos suspeitos. Segundo a PJ, foram também apreendidas as armas utilizadas neste roubo e dinheiro presumivelmente relacionado com esta actividade delituosa.  

Saiba mais na edição de 9 de Novembro do Voz Ribatejana  

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Inundação corta ligação da Nacional 1 à Ponte de Vila Franca


A acumulação de água na passagem sob a Auto-estrada do Norte que faz a ligação entre a Nacional 1 (sentido Norte-Sul) e a Ponte Marechal Carmona de Vila Franca de Xira obrigou,  hoje, ao corte da circulação naquela área junto a Povos, gerando filas de trânsito e muita confusão entre os que precisaram de procurar caminhos alternativos para chegar à ponte. Duas viaturas ficaram mesmo bloqueadas pela água que chegou a atingir cerca de 1, 2 metros na parte mais baixa da passagem e precisaram do auxílio de reboques para sair do local.
Segundo fonte policial, esta é uma situação que se repete muitas vezes em períodos de maior pluviosidade, causando muitos transtornos ao trânsito numa zona já habitualmente congestionada.  As medidas necessárias para melhorar o sistema de escoamento de águas pluviais é que nunca foram tomadas, de acordo com a mesma fonte, criando frequentemente lençóis de água.

Saiba mais na edição de 9 de Novembro do Voz Ribatejana