terça-feira, 18 de outubro de 2011

Segurança privada substitui PSP na guarda das instalações da TNC


Os trabalhadores da TNC (Transportadora Nacional de Camionagem) continuam impedidos de entrar nas instalações da empresa, em Alverca, depois da operação policial realizada na madrugada de quarta-feira, que levou à retirada de mais de 20 camiões do local. Na sexta-feira ao fim do dia, o cordão policial foi substituído por segurança privada, que controla o acesso às instalações, sendo acompanhado regularmente por algumas patrulhas da PSP que asseguram que tudo está tranquilo. No exterior, com autorização da Câmara de Vila Franca de Xira, os trabalhadores montaram uma tenda, onde alguns pernoitam, e mantêm-se em vigília.
O Voz Ribatejana apurou que, no decorrer desta semana, comissão de trabalhadores e Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos (STRUP) vão contactar formalmente o administrador de insolvência para reclamar o cumprimento de uma alegada promessa de pagamentos dos salários de Agosto e de Setembro se o Tribunal do Comércio de Lisboa convocasse (como fez no dia 11) uma nova assembleia de credores para apreciar o plano de recuperação. O administrador Bruno Vicente já terá desmentido esse compromisso, mas os representantes dos trabalhadores vão insistir e defendem, também, que a TNC deveria retomar desde já a sua laboração, sem esperar pelas decisões da assembleia de credores agendada para 5 de Dezembro.

Saiba mais na edição de 26 de Outubro do Voz Ribatejana 

Jovens de Santarém ganham Travessia Baptista Pereira


Ivo Lopes e Júlia Lopes, dois jovens nadadores do Scallabis Sport de Santarém, ganharam, no domingo, a XXVI Travessia Baptista Pereira disputada, como habitualmente, entre Vila Franca de Xira e Alhandra. Depois de um ano de interregno, a prova de homenagem ao grande nadador alhandrense, reuniu cerca de 80 participantes entre perto de 100 inscritos. O forte nevoeiro  que se fez sentir chegou a colocar em dúvida a realização da prova mas, uma hora depois do previsto, foram dadas as partidas e a prova decorreu normalmente, reunindo centenas de espectadores.
Ivo Lopes, com apenas 16 anos, foi o mais rápido na prova de federados. No escalão feminino ganhou a sua colega de equipa Júlia Lopes. Ivo disse, no final, ao Voz Ribatejana, que participou pela primeira vez na Travessia Baptista Pereira, mas que “não foi difícil” nadar os 3, 5 quilómetros que separam o cais da União Vilafranquense do cais do Alhandra Sporting Club. “Não estou habituado a este tipo de provas, mas foi fácil. Senti algum frio, mas foi uma prova muito competitiva”, afirmou, enquanto recebia as felicitações de vários colegas. “O meu objectivo é chegar o mais longe possível na natação, porque é algo que gosto de fazer”, concluiu.         


Saiba mais na edição de 26 de Outubro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Equipas do concelho de Vila Franca somam vitórias



Foi um domingo muito positivo para as cinco equipas do concelho de Vila Franca de Xira que disputam os campeonatos da Associação de Futebol de Lisboa, que somaram quatro vitórias e um empate e estão, quase todas, nos lugares cimeiros.
Destaque maior para o Vialonga, que ganhou por 4-2 no terreno do Linda-a-Velha, alcançando a terceira posição da Divisão de Honra, com 11 pontos, a apenas dois do líder Lourel. Bem esteve também o Vilafranquense, que trouxe um empate da deslocação ao Cacém e soma os mesmos 11 pontos do Vialonga. Igualmente boa foi a prestação do Alverca, que bateu o Vila Franca do Rosário por 2-1 e alcançou também a fasquia dos 11 pontos. Significa isto que o grupo dos terceiros classificados é composto pelas três equipas do município vila-franquense, numa disputa muito renhida. Na próxima jornada, o Vialonga recebe o lanterna-vermelha Encarnação e Olivais, o Vilafranquense recebe o Odivelas e o Alverca viaja até ao campo do Tires.
Já na 1º. Divisão Distrital, o Povoense alcançou uma boa vitória, por 1-0, no campo do Murteirense e o Juventude da Castanheira bateu o MTBA por 3-1. Na classificação, os homens da Póvoa seguem na terceira posição com 10 pontos e o onze da Castanheira é oitavo com 7 pontos. No próximo  domingo joga-se o dérbi concelhio entre Povoense e Castanheira.    

Saiba mais na edição de 26 de Outubro do Voz Ribatejana         

sábado, 15 de outubro de 2011

Travessia Baptista Pereira nada-se no domingo


A XXVI edição da Travessia Baptista Pereira realiza-se já neste domingo, ligando como habitualmente Vila Franca de Xira a Alhandra. Uma prova de homenagem ao grande campeão de natação que foi Baptista Pereira, organizada pelo Alhandra Sporting Club.
Os nadadores federados partem do cais da União Desportiva Vilafranquense às 9h15m, seguindo-se, dois minutos depois, a partida dos não federados. Percorrem todos os cerca de 3, 5 quilómetros de Tejo que separam  Vila Franca de Xira do Cais do Alhandra Sporting Club.
As inscrições ainda podem ser feitas contactando os números 966 089 727 ou 21 950 34 38 ou ainda o e-mail  alhandra_sc@sapo.pt

Saiba mais na edição de 26 de Outubro do Voz Ribatejana    

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Apanhados a roubar cobre na antiga Marinha


A PSP deteve, na noite de terça-feira, em flagrante delito, dois indivíduos que se aprestavam para sair das antigas instalações da Marinha, em Vila Franca de Xira, com duas mochilas carregadas de fio de cobre. Os dois homens, com 30 e 50 anos, são também suspeitos de terem recolhido toda uma série de materiais e cabos no antigo complexo militar (com cerca de 12 hectares) e de os terem acondicionado numa área de armazém, presumivelmente para os carregarem e venderem posteriormente no exterior.
Durante uma acção de vigilância do local, onde há participação de pelo menos 7 roubos desde o início do ano, os efectivos policiais aperceberam-se da entrada destes dois suspeitos e observaram a forma como actuavam.
Os detidos foram, ontem, presentes ao Tribunal de Vila Franca de Xira, que determinou que vão aguardar a conclusão do inquérito em liberdade, mas sujeitos a apresentações bisemanais na esquadra da PSP de Vila Franca de Xira, cidade onde residem.
Os dois homens não têm actualmente actividade profissional, mas o mais velho já trabalhou como serralheiro civil e estava referenciado como suspeito de envolvimento em acções delituosas. 

Saiba mais na edição de 26 de Outubro do Voz Ribatejana

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TNC tem assembleia decisiva a 5 de Dezembro



A PSP barrou hoje o acesso ao interior das instalações da TNC, em Alverca, já depois de ter desenceado um operação durante a noite que envolveu perto de 200 efectivos e visou tomar posse de cerca de 60 camiões, que terão sido entregues a instituições bancárias que os reclamam. A acção foi desenvolvida a pedido do administrador de insolvência, mas parece contradizer um despacho de ontem da juíza do Tribunal do Comércio que acompanha  o processo, que decidiu suspender a decisão de liquidação (fecho) da empresa tomada em Julho e marcar uma nova assembleia de credores para 5 de Dezembro, afim de ser apreciada a proposta de viabilização entregue na semana passada.

Os trabalhadores da Transportadora Nacional de Camionagem (TNC) vão exigir, nos próximos dias, ao administrador de insolvência que pague os salários em atraso aos 126 funcionários e que tome medidas para retomar rapidamente a actividade da empresa. Contam para isso com o apoio do Ministério da Economia. Ao fim da tarde de hoje voltaram a reunir em plenário e Anabela Carvalheira, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos (STTRUP), disse, ao Voz Ribatejana, que os próximos passos serão junto do administrador de insolvência, para que pague, como prometeu, os dois meses de salários em atraso e retome a actividade da empresa. "Havendo trabalho, deve pôr a empresa a laborar e esperar pela assembleia de credores. Dois meses para realizar a assembleia é muito tempo, mas achamos que o administrador pode recomeçar desde já a laboração da empresa”, conclui.

Saiba mais na edição de 26 de Outubro do Voz Ribatejana