sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Presidente da Junta de Vila Franca renuncia ao mandato



O presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira apresentou a sua renúncia ao cargo e deverá deixar a liderança da autarquia já no final deste mês, sendo substituído por Ana Maria Câncio, número 2 da lista de candidatos do PS nas eleições de 2009. José Fidalgo Gonçalves justifica a saída com o facto de já ter feito tudo o que era possível à frente da Junta e de não poder voltar a concorrer ao cargo nas eleições de 2013, resolvendo abraçar um novo desafio na sua vida profissional, como docente no Instituto Superior de Economia e Gestão.
Só na segunda-feira é que o autarca vila-franquense deverá explicar mais em concreto, em comunicado, as razões da sua saída da Junta de Freguesia, mas o Voz Ribatejana sabe que também eram notórias algumas divergências políticas entre José Fidalgo e a presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha. Por outro lado, José Fidalgo envolveu-se muito na defesa das freguesias, é inclusivamente o coordenador da Delegação Distrital de Lisboa da Associação Nacional de Freguesias, e não concorda com algumas das intenções já manifestadas pelo Governo de extinção e fusão de freguesias.
O autarca, que estava há 12 anos à frente da Junta vila-franquense, é licenciado em gestão e administração e está a concluir um mestrado em gestão autárquica. Na sua decisão de sair da Junta de Vila Franca vai ser acompanhado por António Vacas. Ana Câncio, de 52 anos, já ligada ao executivo da Junta, exerceu também funções directivas em várias associações e colectividades locais.

Declarações de José Fidalgo, esta manhã à Ribatejo FM
JOSÈ FIDALGO by estadovelho

Saiba mais na edição de 28 de Setembro do Voz Ribatejana

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Confronto entre Palhas e Miuras e homenagem a Vítor Mendes na Feira de Vila Franca


Uma competição inédita entre toiros Palha e Miura na corrida nocturna de dia 4 e uma homenagem nacional ao matador de toiros Vítor Mendes pelos seus 30 anos de alternativa são alguns dos pontos altos da Feira Taurina de Vila Franca de Xira, marcada também pela celebração dos 110 anos da Praça de Toiros Palha Blanco.
O programa decorre de 30 de Setembro a 4 de Outubro e inclui, logo na sexta-feira dia 30, uma corrida nocturna que assinala os 110 anos da Palha Blanco. Será a XIV Tourada Real com os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro, Filipe Gonçalves, Manuel Telles e Marcelo Mendes e pegas a cargo dos forcados amadores de Vila Franca de Xira e de Montemor-o-Novo.
“Feira de Aniversário – 110 Anos de Emoção” prossegue na tarde de dia 2 com a XXIII Corrida CAP, que incluir uma Homenagem Nacional a Vítor Mendes. A corrida reunirá, para além de Vítor Mendes, o matador espanhol David Mora e o jovem português António João Ferreira. 
Já para a noite de dia 4 está marcado um desafio inédito, numa corrida com três toiros da Ganadaria Palha e outros três da Ganadaria Miura, que irão disputar um prémio de melhor ganadaria num Concurso de Ganadarias Ibérico. Em praça estarão os cavaleiros António Telles, João Salgueiro e Pedro Salvador, com pegas pelos Forcados Amadores de Vila Franca.

Saiba mais nas edições de 14 e de 28 de Setembro do Voz Ribatejana 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vilafranquense e Vialonga entram a ganhar

Entraram com o pé direito as três equipas de futebol do concelho de Vila Franca de Xira que disputam a Divisão de Honra de Lisboa. O Vialonga arrancou uma boa vitória, por 1-0, no terreno do União de Tires. Já o Alverca viajou até à Lourinhã. O jogo começou difícil, porque os homens do Lourinhanense marcaram logo aos 2 minutos, mas o Alverca soube gerir a partida e conseguiu empatar, aos 64 minutos, por intermédio de Fábio Santos.
O Campo do Cevadeiro recebeu um dos jogos mais importantes da jornada, com o Vilafranquense a receber o Ponterrolense. Defrontaram-se o quarto e o quinto classificados da época passada e a equipa de Vila Franca conquistou uma saborosa vitória, depois de ter jogado quase toda a segunda parte com menos um jogador. O onze do Vilafranquense abriu o activo logo aos 8 minutos, por Emanuel, mas os homens de Ponte do Rol conseguiram empatar aos 20. Na segunda parte, apesar da expulsão de Arroja, a UDV dominou e marcou o golo da vitória aos 70 minutos, por Semedo.

Saiba mais na edição impressa de 14 de Setembro do Voz Ribatejana    

domingo, 11 de setembro de 2011

Direcção do Alverca reduz despesas para conter défice mensal de 15 mil euros


O Futebol Clube de Alverca completou 72 anos de existência no passado dia 1 e organiza várias actividades comemorativas durante este mês de Setembro. A principal colectividade desportiva alverquense vive uma fase de forte dinâmica, com a equipa principal de futebol a conquistar a Supertaça de Lisboa e o sonho da construção do Centro de Formação e Estágio a dar os primeiros passos mais firmes.
Fernando Orge, antigo atleta do clube, abraçou no início do ano o desafio de liderar uma direcção que quer devolver o Alverca aos lugares cimeiros. Em entrevista a publicar na próxima edição do Voz Ribatejana realça o desejo de ter os novos relvados sintéticos prontos no início de 2012, revela que a ambição do clube pode passar pela criação de uma espécie de academia que forme jogadores e ajude a formar homens, mas avisa que é “impensável” exigir ao FCA que pague cerca de 1 milhão de euros obras de rebaixamento do espaço do centro de formação e de construção de uma bacia de retenção do rio Crós-Cós.

Saiba mais na edição de 14 de Setembro do Voz Ribatejana