terça-feira, 23 de agosto de 2011

Conflito entre as duas TNC gera bloqueio de camiões em Alverca



O imbróglio jurídico em que se transformou o caso da TNC levou, hoje, os trabalhadores desta transportadora de Alverca ameaçada de encerramento a bloquearem a entrada da vizinha TNC 2, exigindo que a administração desta empresa retire um requerimento em que se opõe ao processo de viabilização que está a ser liderado pela comissão de trabalhadores e pelo sindicato. A TNC 2 participou a situação ao Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, mas a polícia limitou-se a assegurar que o protesto não afectava a circulação na Estrada Nacional 10. Como o bloqueio foi consumado num espaço privado, propriedade das duas empresas em conflito, só uma decisão judicial poderá levar à intervenção policial para desimpedir o acesso.
Os trabalhadores da TNC iniciaram o bloqueio às 5h00 da manhã de hoje e prometem mantê-lo até que haja um recuo da TNC 2 . O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) acusa os responsáveis desta empresa de terem “dado o dito por não dito”, depois de terem prometido não travar o processo de viabilização perante o ministro da Economia. Acrescenta que a TNC só poderá sobreviver e manter os seus 126 postos de trabalho se o Tribunal do Comércio de Lisboa marcar rapidamente uma nova assembleia de credores, conforme já foi requerido pelo BES, que aprove o plano de viabilização.

Saiba mais na edição de 31 de Agosto do Voz Ribatejana  

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Samora Correia defende Festa dos Toiros


O presidente da Câmara Municipal de Benavente apelou, na semana passada, a cuidados redobrados para que não aconteça nenhum acidente grave nas entradas e largadas de toiros integradas nas festas de Samora Correia, mostrando-se preocupado com a possibilidade de algum incidente vir a ser “usado” por organizações de defesa dos direitos animais contra as tradições taurinas ribatejanas. Depois da morte de uma idosa de 82 anos durante uma espera de toiros realizada na sede de concelho, em Benavente, o autarca admite que tem recebido muitos e-mails de pessoas incentivadas pelas associações de defesa dos animais a “insurgirem-se” contra realização das largadas de toiros e corridas de toiros. Alguns deles têm mesmo origem no Brasil e pedem a António José Ganhão que proíba estas actividades no concelho. “Não podemos deixar perder aquilo que séculos de história representam”, disse, referindo que o que responde aos autores dos e-mails que tem recebido é que há que respeitar as tradições e que a legislação portuguesa permite a realização de corridas e largadas de toiros.
Durante a inauguração de uma exposição dedicada à figura do campino que marcou o arranque das festas anuais de Samora Correia, António José Ganhão observou que alguns portugueses não compreendem estas “tradições seculares”, sobretudo as ligadas ao campo e aos toiros. “Temos orgulho nas nossas tradições e ninguém nos tirará aquilo que construímos ao longo de séculos”, afirmou.
As Festas da cidade de Samora terminam na terça-feira e integram duas corridas de toiros, três entradas de toiros acompanhadas por campinos e lavradores a cavalo, várias largadas num recinto fechado do Largo 25 de Abril e uma passagem de toiros em pontas na Avenida “O Século”.

Saiba mais na edição de 31 de Agosto do Voz Ribatejana

Alverca conquista Supertaça de Lisboa


O Futebol Clube de Alverca conquistou, este fim-de-semana, a Supertaça da Associação de Futebol de Lisboa, batendo, na final, o Pêro Pinheiro por uma bola zero. O jogo, muito disputado, realizou-se no campo do Sacavenense e pôs frente-a-frente o campeão da Divisão de Honra de Lisboa e o Alverca, enquanto vencedor da Taça Centenário da AFL.
Os homens de Alverca marcaram logo aos 15 minutos por Gonçalo Marques e tiveram arte e engenho para garantir a vitória perante uma equipa que, na temporada que agora se inicia, vai jogar na III Divisão Nacional. A equipa alverquense é treinada por Ricardo Monsanto, jovem técnico que substitui Paulo Gomes e vai disputar o campeonato da Divisão de Honra da AFL juntamente com o Vilafranquense e o Vialonga.

Saiba mais na edição de 31 de Agosto do Voz Ribatejana  

AZAMBUJA: CENTRO ESCOLAR INAUGURADO A 9 SETEMBRO

O Centro Escolar Boavida Canada de Azambuja vai ser inaugurado a 09 de Setembro, pelas 11h00.
Segundo uma nota da autarquia, o equipamento que teve um custo de aproximado de € 2.350.000,00 (dois milhões trezentos e cinquenta mil euros) será inaugurado pelo presidente da autarquia, Joaquim Ramos.
As aulas começarão na segunda-feira seguinte, dia 12 de Setembro.

O equipamento é composto por Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim-de-Infância.
Ao todo são "12 salas para 1ºciclo, 4 salas para Jardim-de-Infância e salas polivalentes para actividades de tempos livres e prolongamentos de horários. Além de um corpo central, comum a todo o estabelecimento, os 2 níveis de ensino referidos funcionarão em blocos distintos, o Jardim-de-Infância num piso térreo e o 1º ciclo em rés-do-chão e 1º andar" refere a autarquia em comunicado.
A estrutura terá também um centro de recursos com biblioteca, ludoteca e sala multimédia, cozinha, refeitório e campo de jogos exterior.
Cá fora, a destacar "um pequeno pavilhão com 224 m2, dotado de vestiários masculino e feminino".
Já quanto ao refeitório, este tem a capacidade "de servir 345 refeições por turno, até um máximo diário de 500 almoços".

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

"Samorenses Anti-Touradas" fazem apelo ao presidente da Câmara de Benavente

Está a circular na Internet um manifesto que pede a intervenção da Câmara Municipal de Benavente na proibição da realização de duas corridas de toiros.
O movimento "Samorenses Anti-Touradas"  pede ao presidente da autarquia de Benavente, António José Ganhão, através de uma mensagem amplamente veiculada na Internet.
O movimento apelou ao presidente da Câmara que em substituição da construção de uma Praça de Toiros, e edificação de um hospital, uma repartição de finanças ou um  tribunal que conceda à cidade de Samora Correia o título que esta aufere, segundo adianta a edição de hoje do jornal Correio da Manhã.
Ao Jornal, o presidente da câmara refere que "a Câmara não pode nem deve deixar de licenciar aquilo que a lei permite"., e acrescenta que "a lei prevê que possam existir espectáculos e corridas de toiros no nosso país e que as mesmas se realizem em recintos desmontáveis, sendo para  isso necessário cumprir a lei" em matéria de condições de segurança.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palácio de Vialonga com portas abertas ao vandalismo



O palácio seiscentista da Flamenga, em Vialonga, voltou a ser assaltado nos últimos dias e até metade da porta principal (metálica) do edifício do Estado já foi roubada, deixando todo o interior do imóvel acessível. Já em Fevereiro haviam sido roubados cerca de 2000 azulejos do século XVII que decoravam a capela dedicada a Santo António, avaliados em 40 mil euros. Para o edifício, que está à responsabilidade da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), chegou a estar planeada uma unidade de cuidados continuados, mas os promotores desistiram e a Câmara de Vila Franca de Xira abdicou, em Junho, do protocolo de cedência em direito de superfície que assinara com a DGTF.
 Certo é que o velho palácio lá está, sem vigilância, com as paredes cobertas de graffitis e agora também de porta escancarada, permitindo perceber que o interior está completamente vandalizado e coberto de montes de lixo e restos dos materiais que alguns se foram encarregando de furtar.


Saiba mais na edição de 31 de Agosto do Voz Ribatejana