quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alverca comemora 21 anos de elevação a cidade com entrega de galardões


Alverca comemora, hoje, quarta-feira, os 21 anos da sua elevação a cidade. Na cerimónia comemorativa, organizada pela Junta de Freguesia no auditório da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, serão homenageados com galardões de mérito a antiga autarca Maria Elisa Raimundo, o dirigente social Adelino Esperança, o dinamizador cultural Joaquim Dias, o Grupo Desportivo dos Bombeiros de Alverca e a empresa Utilar de Elvira & Vieira. A iniciativa, aberta a todos os interessados, tem início às 21h00 e inclui ainda várias surpresas prometidas pela organização.
Afonso Costa, presidente da Junta de Alverca, sustenta que a cidade e a freguesia sempre souberam acolher na diferença, respeitando a diversidade e convivendo com as diferentes culturas. A riqueza do nosso património e tradições não foram esquecidas. O nosso passado orgulha-nos e dá-nos força para fazer de Alverca uma cidade cada vez mais próspera e desenvolvida, acrescenta.


Saiba mais nas edições de 6 de Julho e de 20 de Julho do Voz Ribatejana

Edição Impressa (completa) 6 Julho 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reorganização de serviços do IEFP complica a vida aos desempregados


Uma recente reorganização dos serviços do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) veio complicar a vida a muitos habitantes dos concelhos de Alenquer, Arruda e Azambuja, sobretudo os que se confrontam com problemas de desemprego. Por questões unicamente ligadas à divisão do País por NUT’s (nomenclaturas de unidade territorial que dizem principalmente respeito aos fundos comunitários), o IEFP decidiu que o Centro de Emprego de Vila Franca concentrava, a partir de Abril passado, a sua actividade exclusivamente nos cerca de 140 mil habitantes do Município vila-franquense. Os residentes nos vizinhos concelhos de Alenquer, Arruda e Azambuja foram “transferidos” para as áreas de actuação do Centro de Emprego de Torres Vedras (Arruda e Alenquer) e de Santarém (Azambuja).
Uma medida que, pelas elevadas distâncias e pela escassez dos transportes públicos existentes, em nada facilita a vida dos utentes já confrontados com o problema do desemprego e que não foi nada bem recebida, quer por alguns responsáveis regionais, quer pelos inscritos nos centros de emprego. As câmaras ainda tentam dinamizar gabinetes de inserção profissional, que estão longe de substituir o serviço dos centros de emprego. 

Saiba mais na edição de 20 de Julho do Voz Ribatejana

sábado, 9 de julho de 2011

Encontro nacional de Kenpo junta mais de 300 em Arruda



O Encontro Nacional de Kosho Ryu Kenpo decorre hoje (sábado) na vila de Arruda dos Vinhos, com mais de 300 praticantes, na sua maioria crianças e jovens, no Campo Municipal de Futebol. Durante a manhã, depois de vários exercícios dirigidos pelos professores de Kenpo, realizaram-se, também, exames de graduação dos jovens praticantes.
O Kenpo tem conhecido um grande desenvolvimento na região nos últimos anos, com escolas a funcionarem em diversas localidades como Arruda (Clube Arrudense), Alhandra (Euterpe) e Samora Correia. A sede da Federacão Portuguesa de Kosho Ryu Kenpo está, inclusivamente, instalada em Alhandra.
Em Junho passado, alguns atletas da Euterpe e do Arrudense participaram no Encontro Mundial de Kenpo que se realizou na academia militar de Carlsbab, na Califórnia, Estados Unidos da América.

Saiba mais na edição de 20 de Julho do Voz Ribatejana

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mudança de mais de 200 alunos dá polémica em Vila Franca


A transferência de 7 turmas da Escola Álvaro Guerra para um novo bloco da Escola Vasco Moniz está a gerar alguma polémica em Vila Franca de Xira. A medida vai permitir que todas as turmas do ensino primário da área da cidade passem ter o chamado horário normal, mas alguns familiares contestam a mudança da escola situada no centro da cidade para a escola do Bom Retiro e dizem que não se coaduna com os seus horários profissionais. O director do Agrupamento Alves Redol sublinha que estes alunos, das antigas turmas da tarde da Álvaro Guerra vão ter muito melhores condições e que o horário vai ser alargado para corresponder às necessidades das famílias.
Manuela Bogarim tem 4 netas nas escolas de Vila Franca e considera que algumas das mudanças não fazem sentido, frisando que há casos de crianças que moram a 50 metros da Álvaro Guerra e foram transferidas para a Vasco Moniz, enquanto outras que residem na periferia da cidade e até mesmo em Povos, Alhandra e Castanheira e continuam na Álvaro Guerra. “Não sei qual foi o critério da escolha, mas sei que falamos de Vila Franca, que eu me lembro de ter 4 escolas primárias e agora nem os miúdos que moram no centro da cidade têm direito a uma”, disse ao Voz Ribatejana, admitindo que a Escola Vasco Moniz “será nova e com melhores condições”, mas perguntando quem será responsável pelo percurso das crianças até à nova escola, “com todos os perigos que espreitam”. 
“Se ao menos a Câmara desse transporte era um descanso para os pais”, sublinha a avó. Já Teodoro Roque, director do Agrupamento Alves Redol, explica que a Álvaro Guerra tem funcionado no chamado regime duplo, com turmas de manhã (até às 13h00) e turmas de tarde, o que é pior para os alunos. “Não tínhamos capacidade resposta para o regime normal (uma turma por sala), coisa que se inverteu, agora, com a remodelação da Vasco Moniz que passa a incluir um bloco de 10 salas para o 1º. Ciclo”, referiu, frisando que, em reuniões com a Câmara, com a Associação de Pais e com a direcção do Agrupamento chegou-se a um consenso para a transferência para a Vasco Moniz de todas as 7 turmas que tinham horário de tarde, ficando ambas as escolas a funcionar em regime normal.
“Pensamos que pedagogicamente é o mais adequado, porque, no nosso entender, essas crianças são aquelas que foram mais prejudicadas e que continuariam a ser, já que tinham aulas apenas a partir das 13h15 e isso não é adequado", acrescenta Teodoro Roque, garantindo que o Agrupamento e a Câmara estão atentos e a tomar todas as iniciativas possíveis para que a adaptação a este novo modelo seja mais fácil.

Saiba mais na edição de 6 de Julho do Voz Ribatejana 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Comércio de Vila Franca oferece horas de estacionamento para atrair clientes


Doze estabelecimentos de Vila Franca de Xira são os primeiros aderentes à campanha “Faça Compras no nosso comércio e estacione grátis”, a funcionar desde o passado dia 28. Uma iniciativa dinamizada pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos (ACIS) em parceria com a Junta de Freguesia vila-franquense, que visa atrair mais visitantes para o comércio local e atenuar um dos problemas mais vezes apontados por clientes e comerciantes e que tem a ver com as dificuldades para estacionar na cidade.
Na prática, o acordo estabelecido entre a ACIS e a Junta de Freguesia permite que as lojas aderentes tenham acesso a títulos de 1 hora de estacionamento nos parques 25 de Abril (junto aos bombeiros), do Flamingo (junto ao hospital) e do Adro (junto à igreja) por preços muito mais baixos. Os comerciantes definem, depois, um valor mínimo de compras a partir do qual os seus clientes terão direito a uma destas senhas e a 1 hora de estacionamento gratuito num destes parques. O objectivo será alargar o número de estabelecimentos aderentes e as alternativas de locais para oferta de estacionamento.
Sublinha a ACIS que, num inquérito que realizou, em Janeiro, constatou que o comércio e os serviços são dos sectores económicos mais lesados pelas dificuldades de estacionamento na cidade de Vila Franca.

Saiba mais na edição de 6 de Julho do Voz Ribatejana