sábado, 18 de junho de 2011

Vila Franca tem Festa do Foral durante dois dias



O Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) organiza, este fim-de-semana, em Vila Franca de Xira uma grande Festa do Foral, iniciativa que visa assinalar os 500 anos do Foral Novo e angariar algumas verbas para a instituição. Hoje e amanhã, a cidade vai recuar no tempo e acolher actividades de recriação histórica que incluem um cortejo régio, feira e torneios medievais na praça de toiros e espectáculos de fogo e malabarismo. Um conjunto de iniciativas que mobilizam funcionários, crianças e jovens utentes e as respectivas famílias. 
Assunção Lopes, presidente do CBEI, vinca que estas iniciativas já estão a ser preparadas desde o início do ano lectivo, em Outubro passado, com a vontade de promover um melhor conhecimento da história de Vila Franca junto da população em geral e dos utentes e trabalhadores da instituição em particular.
“O projecto compreende um conjunto vasto e diferenciado de experiências e de actividades. No CBEI respira-se história e todos, à sua maneira, já sabem dizer algo sobre a Festa do Foral e sobre a ambição deste projecto. Vila Franca vai ter oportunidade de assistir a um desfile histórico em que destacamos desde já a presença do actor Ruy de Carvalho. Iremos também produzir diferentes representações na praça de toiros”, explica, acrescentando que haverá também demonstrações de falcoaria, recriações de torneios medievais a pé e a cavalo e espaços de venda.
No sábado, a partir das 16H00, há cortejo régio no centro da cidade, seguido de festejos na praça de toiros e da abertura do mercado medieval, prevista para as 18h00. Há noite realiza-se um torneio medieval e haverá danças e espectáculo de fogo. No domingo o mercado abre às 12h00´, com inúmeras actividades no parque urbano do Cevadeiro. A partir das 19h00, há novo torneio na praça de toiros.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana    

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PSP prende romenos e recupera mais de 47 mil euros de materiais furtados

A Divisão Policial de Vila Franca de Xira conseguiu desmantelar um grupo de origem romena que se dedicaria a furtos em estabelecimentos e estaleiros de obras. Agentes da Esquadra de Investigação Criminal detiveram, nos últimos dois dias, quatro indivíduos de nacionalidade romena e recuperaram uma viatura ligeira de mercadorias carregada com materiais furtados na zona de Óbidos avaliados em cerca de 47 mil euros.
O veículo foi detectado em Alverca na passada terça-feira e, na madrugada de quarta, os agentes da PSP aperceberam-se da presença de dois indivíduos suspeitos. Detiveram um deles e o outro conseguiu fugir para uma zona de mato. As investigações os efectivos da Divisão Policial de Vila Franca a localizarem, já hoje, na zona de Óbidos, mais cinco elementos deste suposto grupo, três dos quais foram detidos e outros dois constituídos arguidos.
Segundo a PSP vila-franquense, tratar-se-á de um grupo que já estava a ser vigiado pela Esquadra de Investigação Criminal por suspeita da prática de “inúmeros furtos qualificados". Nas buscas entretanto efectuadas em cinco locais da região foram recuperadas duas viaturas (uma furtada em Óbidos e outra em Leiria), um automóvel de gama média-alta, 54 jantes em alumínio, três auto-rádios, um gerador, 27 telemóveis e equipamentos informáticos e de som, entre muitos outros objectos.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana           

EDIÇÃO IMPRESSA 8 JUNHO

terça-feira, 14 de junho de 2011

Azambuja leva crianças à praia

A Câmara de Azambuja vai voltar a levar as crianças desfavorecidas á praia.
È mais uma iniciativa com o objectivo de combate à Pobreza e Exclusão Social. AO todo são cerca de 50crianças em situação de risco e desfavorecidas, da área do Concelho de Azambuja, vão participar nesta colónia de férias.
O projecto abrange os jovens com idades entre os 6 e os 16 anos registados pela equipa de Saúde e Acção Social do Município de Azambuja, em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Azambuja e o Núcleo Local de Inserção Social. Contudo, poderão participar crianças e jovens de agregados familiares desfavorecidos, devendo para tal inscrever-se.
A Colónia Balnear vai decorrer na primeira quinzena do mês de Agosto das 08.30 às 16.00 horas, nas praias da Costa de Prata (Foz do Arelho, Peniche, Baleal e S. Martinho do Porto).
As inscrições decorrem até 01 de Julho, no Departamento de Desenvolvimento Social – Saúde e Acção Social, no Páteo Valverde.
 Para mais informações, contactar através dos números 263 400 491 ou 96 171 05 48, ou por email associal@cm-azambuja.pt


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bombeiros de Arruda com grandes dificuldades financeiras


A Associação de Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos (ABVAV), uma das mais antigas do País, atravessa uma fase difícil a nível financeiro. A corporação festejou 122 anos actividade no passado dia 10 e a celebração ficou também marcada pelo anúncio da necessidade de antecipar para 1 de Julho as eleições para os órgãos directivos, devido ao pedido de demissão de Américo Ferreira, presidente cessante, que resolveu sair devido a problemas de saúde que o obrigaram a uma intervenção cirúrgica e ao internamento no Hospital de Santa Maria.
“Estas eleições são muito importantes porque as associações de bombeiros, todas, atravessam situações extremamente difíceis. É pena que, assim como a nossa, algumas atravessem uma situação financeira muito complexa”, disse Rui Silva, presidente da assembleia-geral, frisando que é preciso unir esforços dos associados e de várias entidades para que a ABVAV alcance uma situação financeira saudável. “Espero que daqui a um ano possamos estar a respirar de uma forma mais airosa”, vincou.
O comandante Acácio Raimundo adiantou que a nova política do Ministério da Saúde relativamente ao transporte de doentes afectou bastante a actividade da corporação, com uma redução de 37% nas receitas e de 15% nas despesas nos primeiros 5 meses deste ano. Segundo o vice-presidente Mário Miguel, desde o início do ano, as receitas rondaram os 46 mil euros e as despesas 89 mil euros. A nova direcção deverá organizar várias iniciativas de angariação de fundos para a corporação.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana    

domingo, 12 de junho de 2011

Corridas do Colete Encarnado já têm cartéis definidos



A apresentação de Nuno Casquinha na praça da sua terra depois de ter tomado a alternativa de matador de toiros no final de Maio é um dos pontos altos do programa taurino do Colete Encarnado. A grande festa vila-franquense arranca no dia 1 e logo com uma corrida de toiros nocturna transmitida em directo pela RTP. O programa já delineado pela empresa Tauroleve integra, ainda, a corrida de domingo à tarde, onde actuam os matadores Nuno Casquinha e Uceda Leal e a tradicional garraiada da Sardinha Assada, na madrugada de 2 para 3 de Julho.   
Na noite de sexta-feira do Colete Encarnado, a I Grande Corrida das Tertúlias assinalará o regresso da Ganadaria do Vale do Sorraia à Palha Blanco. Seis toiros que serão lidados pelos cavaleiros António Telles, Rui Fernandes e Pedro Salvador. As pegas estarão  a cargo dos forcados amadores de Vila Franca e de Coruche e a empresa promete bilhetes acessíveis para todas as tertúlias e associações do sector.
Já no dia 3 realiza-se a tradicional corrida de toiros mista, a partir das 18h00. Os toiros são de Oliveira Irmãos o espectáculo assinala também o décimo aniversário do site taurino Naturales. Actuam os cavaleiros João Salgueiro e Salgueiro da Costa e os matadores de toiros José Ignacio Uceda Leal e o Nuno Casquinha. As pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca.
Na Garraiada da Sardinha Assada actuam os cavaleiros José Carlos Portugal, Rubén Inácio, David Oliveira e Jacobo Botero e o bezerrista Tiago Santos, bem como os forcados amadores de Vila Franca, que enfrentam novilhos de Manuel Dias.
O Voz Ribatejana publica na sua edição de 22 de Junho um suplemento especial dedicado ao Colete Encarnado 2011, que integra uma entrevista exclusiva com o novo matador de toiros vila-franquense Nuno Casquinha.