sábado, 14 de maio de 2011

Três inaugurações com três ministros no concelho de Vila Franca




Três inaugurações em dois dias com a presença de três ministros é o programa para este fim-de-semana no concelho de Vila Franca de Xira. Já esta manhã foi inaugurado o lar da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Póvoa de Santa Iria. Um complexo que engloba também valências de centro de dia, centro de convívio e apoio domiciliário, num investimento global de 3 milhões de euros. O Estado contribuiu com 1, 29 milhões e a Câmara de Vila Franca com 625 mil euros. A ministra Helena André anunciou que o Estado está a apoiar 850 novos equipamentos sociais.
Na tarde de sábado é inaugurada a Esquadra da PSP (93ª.) da Póvoa de Santa Iria, numa cerimónia presidida pelo ministro da Administração Interna. A nova unidade serve as freguesias da Póvoa e do Forte da Casa, onde residem cerca de 45 mil pessoas. A demora na abertura suscitou, todavia, bastante polémica, assim como a alegada falta de efectivos para o efeito.
A Câmara vila-franquense assumiu-se como dona da obra (1 milhões de euros) e receberá a verba correspondente do MAI. Algumas organizações sindicais apontaram a falta de efectivos como razão fundamental para a demora na abertura. Os autarcas locais e os responsáveis da PSP desmentiram essa versão e justificaram o atraso com a necessidade de concluir todos os trabalhos.
Certo é que a nova Esquadra da PSP da Póvoa terá um efectivo próprio e funcionará como sede das esquadras especializadas de investigação criminal e de intervenção rápida, até aqui colocadas em Alverca.
Na manhã de domingo é inaugurado, em Vila Franca de Xira, o novo edifício do Centro de Saúde. Um investimento de 2 milhões de euros que vai servir os cerca de 22 mil utentes das freguesias de Vila Franca e Cachoeiras.   

Saiba mais na edição de 25 de Maio do Voz Ribatejana 



Câmara retira interesse público a pedreira e aterro de Arcena


 

A Câmara de Vila Franca de Xira decidiu, esta semana, emitir parecer desfavorável ao desenvolvimento do projecto de exploração de uma pedreira em Arcena (zona alta da freguesia de Alverca) e revogar a sua deliberação do final de 2010, em que reconhecera o interesse público da pedreira e da futura ampliação para o mesmo espaço do Aterro Sanitário do Mato da Cruz (ASMC), gerido pela Valorsul. A autarquia vila-franquense acha que o estudo de impacte ambiental (EIA) tem “lacunas insanáveis” e ignora questões como os efeitos das explosões da pedreira nos 6 milhões de toneladas de lixo já depositadas no ASMC e a possibilidade de estudar alternativas de tratamento que dispensem a necessidade de alargar o aterro.
Segundo o parecer enviado pela presidente da Câmara de Vila Franca ao director geral da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), o EIA da pedreira “manifesta fragilidades sérias”, tendo em conta que a área proposta pela Cimpor para a pedreira de margas e calcáreos dista apenas 80 metros das habitações mais próximas. Recorde-se que a Quercus defende que não é necessário ampliar o ASMC e que a Valorsul devia investir 40 milhões e euros na construção de uma unidade de tratamento mecânico e biológico de resíduos, a instalar no Cadaval. A Câmara de Vila Franca argumenta, também, que este EIA devia avaliar desde já os impactes do alargamento do aterro e que o mesmo EIA ignora completamente os efeitos que os rebentamentos da pedreira poderão ter nos milhões de toneladas depositadas no ASMC ao longo dos últimos 16 anos. 3600 pessoas já se manifestaram contra estes dois projectos em abaixo-assinado e 331 entregaram cartas no mesmo sentido na APA.

Saiba mais na edição de 25 de Maio do Voz Ribatejana 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Homem retirado do Tejo sem vida

Passava pouco das 16h30 de sexta-feira, 13 de Maio, quando foi avistado o corpo de um homem ao largo do cais das areias, em Vila Franca. Alertado o 112, o corpo, de um homem com cerca de 80 anos e que não tinha identificação, foi recuperado por uma embarcação de recreio e levado para o cais de Alhandra, onde ficou a aguardar a chegada da delegada de saúde, para ser transferido para a morgue. Não são ainda conhecidas as causas da morte.
Noticia desenvolvida na próxima edição do Voz Ribatejana

Texto e Foto: Vera Galamba

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vila Franca debate hoje o combate à pobreza


“Os contributos das organizações de cidade no combate à pobreza e à exclusão social” é o tema do encontro internacional que a Junta de Freguesia e a Câmara de Vila Franca de Xira organizam, hoje à noite, no auditório da junta. Participam vários investigadores universitários internacionais e responsáveis da rede social e das instituições de Vila Franca de Xira.         
“A pobreza e a exclusão social, nas suas formais mais comuns e nas novas formas que vai tomando em consequência da realidade social que vivemos nos dias de hoje, são problemas que devem preocupar as instituições publicas e privadas, e sociedade em geral e os cidadãos”, refere a Junta vila-franquense, salientando que neste encontro participarão especialistas de países latino-americanos, que apresentarão casos concretas e medidas que podem ajudar a encontrar novas formas de gestão e de resolução dos problemas. A iniciativa, com início previsto para as 21h00, conta também com representantes de instituições sociais de Vila Franca.   


domingo, 8 de maio de 2011

Clássicos invadem Vila Franca de Xira



O concelho de Vila Franca de Xira vive, hoje (domingo), uma iniciativa inédita em Portugal: uma corrida de toiros associada a uma exposição de carros clássicos. A ideia partiu de Hipólito Cabaço, há muitos anos ligado aos clássicos, e do pintor Jorge Alexandre, que fizeram a ponte com o empresário da Praça de Toiros Palha Blanco Ricardo Levesinho. “É um sonho antigo poder juntar estas duas vertentes, os clássicos e a tauromaquia”, explicou Hipólito Cabaço, ele próprio um antigo forcado amador, ao Voz Ribatejana.
Inscreveram-se proprietários de 80 carros clássicos, o mais antigo dos quais já data de 1921. A concentração deu-se esta manhã na Avenida Pedro Victor e os participantes seguiram para uma visita ao Museu do Ar e um almoço no Lezíria Parque Hotel. Durante a tarde vão estar expostos em redor da Praça Palha Blanco, onde se realiza, a partir das 17h00, uma corrida com Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro e a alternativa de Marcelo Mendes. Pegam os toiros de Canas Vigouroux os forcados amadores de Vila Franca e de Santarém.