terça-feira, 19 de abril de 2011

Assembleia exige mais polícia em Vila Franca



A Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira aprovou, segunda-feira à noite, por unanimidade, uma moção que em que reclama o reforço de efectivos da esquadra da PSP local, o regresso à cidade da esquadra de trânsito transferida em 2008 para Alverca e questiona o Ministério da Administração Interna (MAI) sobre a construção de novas instalações para a polícia que estiveram planeadas durante mais de uma década e nunca avançaram. O documento, elaborado em conjunto pelas quatro forças políticas representadas no órgão depois da discussão sobre a falta de segurança verificada na sessão anterior, vai agora ser enviado à MAI, ao Comando da PSP e a à Câmara de Vila Franca de Xira.
A moção da Assembleia vila-franquense sublinha que a reestruturação do dispositivo de segurança concelhio implementada em Fevereiro de 2008 (o comando da Divisão Policial então criada e as suas quatro esquadras específicas foram colocados em Alverca) reduziu a antiga esquadra de Vila Franca a “um mero posto de atendimento da PSP” e diz que esta esquadra tem hoje meios claramente insuficientes para a dimensão geográfica da freguesia.


Saiba mais na edição de 27 de Abril do Voz Ribatejana  

segunda-feira, 18 de abril de 2011

AZAMBUJA: CÂMARA RECUA E GARANTE PAVILHÕES NA FEIRA DE MAIO

Afinal vão mesmo haver pavilhões para os sectores das Actividades Económicas e Artesanato. A garantia foi dada pelo vereador da Câmara de Azambuja Marco Leal à Ribatejo FM.

Contudo e com o orçamento mais apertado, a autarquia decidiu apostar nas parcerias para poder continuar a ter pavilhões
Todavia, o vereador não acredita que a economia do país melhore ao ponto de voltarmos aos figurinos do passado.
Nesta edição a câmara já reduziu em perto de 250 mil euros o orçamento da feira, o que corresponde a menos 40 por cento: Para o futuro o vereador assegura que o modelo da feira deverá ser repensado.

Feira Nacional da Agricultura mantém procura em ano de contenção de custos



A floresta vai ser o tema central da 48ª. Feira Nacional da Agricultura, que se realiza de 4 a 12 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (Cnema) de Santarém. O certame, apresentado hoje em conferência de imprensa, está a regista uma elevada procura de expositores, muito semelhante à dos anos anteriores. O Cnema decidiu, todavia, optar por reduzir os custos em 15 a 18%, tendo especialmente em conta que prevê uma redução da afluência de público. No ano passado, o certame beneficiou de dois feriados, para além dos fins-de-semana, que terão contribuído para uma maior afluência e contou com um orçamento de 1 milhão de euros. Desta vez, a contenção reflecte-se sobretudo no domínio da animação musical. De resto, a edição 2011 do maior certame agrícola nacional inclui um conjunto alargado de seminários sobre a temática florestal, sobre jovens agricultores e sobre a reforma da Política Agrícola Comum.
Novidades serão os concursos nacionais de queijos e enchidos e uma grande exposição da fileira florestal, assinalando o Ano Internacional da Floresta. A exemplo do que sucedeu em 2010, a Feira Empresarial da Região de Santarém realiza-se em paralelo com a Feira Nacional da Agricultura.

Saiba mais na edição de 27 de Abril do Voz Ribatejana

domingo, 17 de abril de 2011

Obra do novo hospital de Vila Franca pode avançar no Verão


O Tribunal de Contas emitiu, na sexta-feira, visto favorável ao acordo para a construção e gestão do futuro Hospital de Vila Franca celebrado no âmbito da parceria público-privada entre o Ministério da Saúde e o consórcio Escala Vila Franca de Xira, liderado pelo Grupo Mello. Segundo a Câmara vila-franquense, a gestão do actual Reynaldo dos Santos deverá passar para a responsabilidade deste consórcio já a partir de Junho e a obra de construção das novas instalações poderá avançar na mesma altura.
A presidente da edilidade de Vila Franca de Xira acha que, se o PS ganhar as próximas legislativas, a obra do novo Hospital Reynaldo dos Santos avança já no Verão e que, se for o PSD a formar governo, acabará por arrancar ainda este ano. Pedro Passos Coelho, líder do PSD, disse, por seu turno, ao Voz Ribatejana, que, se formar governo, todos os grandes investimentos públicos serão reavaliados na sua relação custo-benefício, incluindo casos como o deste hospital. Afiançou, também, que essa “reavaliação” será feita com total independência.     
A nova unidade hospitalar, que deverá substituir as antigas instalações do Reynaldo dos Santos apertadas no centro da cidade e com grande parte dos edifícios já datados de 1951, vai servir os cerca de 220 mil habitantes dos municípios de Alenquer, Arruda, Azambuja, Benavente e Vila Franca e representa um investimento da ordem dos 100 milhões de euros. Se o calendário do Ministério da Saúde se cumprir poderá estar pronto em 2013. 

Saiba mais na edição de 27 de Abril do Voz Ribatejana 

sábado, 16 de abril de 2011

Lisboa: Manifestação Contra Biotério de Azambuja a 30 de Abril

A Plataforma de Objecção ao Biotério de Azambuja está a programar mais uma manifestação de descontentamento frente ao novo centro de neurociências  da Fundação Champalimaud.
Os activistas estão contra a construção do Biotério e salientam em comunicado que o local para a concentração o local não é muito central "mas é simbólico, pois um dos objectivos do biotério é produzir animais para serem usados como cobaias neste mesmo centro".
O apelo aos manifestantes está a ser feito através das redes sociais e também do site da plataforma para as 17 horas do dia 30 de Abril.
Os activistas salientam que "o biotério ainda não está construído" e por isso é possível "travar este investimento extemporâneo e eticamente reprovável e substitui-lo por um centro 3R que desenvolva investigação de métodos alternativos à experimentação animal"