sexta-feira, 25 de março de 2011

130 mil euros da Central de Cervejas apoiam 400 famílias carenciadas



A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) vai contribuir com 130 mil euros para acções de apoio a famílias mais carenciadas do concelho de Vila Franca de Xira e para a edição do catálogo da grande exposição do centenário do escritor Alves Redol. Trata-se já do sexto ano consecutivo em que a empresa sedeada em Vialonga decide, no âmbito das suas políticas de responsabilidade social, apoiar a comunidade envolvente também com a atribuição de uma verba anual, cuja boa aplicação é articulada com o Município vila-franquense.
No ano de 2010, mais de 400 famílias carenciadas foram apoiadas com bens essenciais adquiridos com este apoio da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Este ano, o mecanismo de auxílio vai manter-se, mas a edilidade de Vila Franca de Xira está a organizar um programa complementar que tem como objectivo que alguns dos beneficiários possam, em contrapartida, desempenhar pequenas tarefas a favor da comunidade. A cerimónia de assinatura do protocolo com a Câmara vila-franquense realizou-se, ontem à tarde, na sede da empresa cervejeira, em Vialonga.

Saiba mais na edição de 30 de Março do Voz Ribatejana  

quinta-feira, 24 de março de 2011

Furto de cobre compromete abertura de ETAR e dá prejuízos de 10 mil euros



A estação de tratamento de águas residuais do Couço (concelho de Coruche) não deixou de ser inaugurada na terça-feira como estava previsto, mas a abertura do equipamento acabou por ser seriamente comprometida pelo roubo do cobre do posto de transformação (PT) eléctrica, que terá ocorrido na noite anterior e impede agora o funcionamento da ETAR. O PT colocado suspenso num poste foi deitado ao chão e ficou num estado irrecuperável, causando prejuízos da ordem dos 10 mil euros. É mais um caso de roubo de cobre que a GNR investiga na região ribatejana, onde este tipo de crime é cada vez mais comum, devido ao valor que alguns receptadores dão pelo cobre roubado. A instalação de um novo PT poderá demorar, agora, alguns meses e, até lá, a nova ETAR, fruto de um investimento de 1, 5 milhões de euros da Águas do Ribatejo, não poderá começar a funcionar.
Neste caso, segundo a GNR, as barras de cobre que compõem o PT poderão valer 3 a 4 mil euros e os assaltantes beneficiaram do facto da energia não estar, ainda, ligada. Porque, se estivesse, sujeitavam-se a uma forte descarga eléctrica.
A empresa intermunicipal diz que não consegue prever, agora, quando é que poderá colocar a ETAR em funcionamento. Tudo depende da celeridade da EDP na colocação de um novo PT.

Saiba mais na edição de 30 de Março do Voz Ribatejana

Edição 16 Março 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Moradores da Quinta da Vala criticam depósito de terras e detritos




A forma como têm vindo a ser depositadas terras e outros detritos, provenientes da obra de regularização do rio Crós-Cós, no espaço destinado ao futuro centro de estágio do Alverca está a gerar protestos de vários moradores da Quinta da Vala. A Câmara de Vila Franca afiança que esta deposição resulta de um acordo entre a anterior direcção do clube e a Conduril (empreiteiro da obra) e que se trata apenas de uma colocação temporária de terras que serão removidas brevemente.
“É inadmissível que aquele terreno, no centro da cidade, esteja transformado num vazadouro de todo o tipo de terras, de terras contaminadas, de detritos de alcatrão. Moro lá e estou constantemente a ouvir aquele barulho, é uma poluição enorme”, sustenta Luísa Vaz, moradora na Quinta da Vala. O seu vizinho Jorge Vasconcelos critica a constante circulação de camiões e as toneladas de terras e pedras ali depositadas.
Nuno Libório, vereador da CDU, também observa que este seria o local mais improvável para fazer deposição destes materiais e quis saber qual é o envolvimento da Câmara na situação. 
Rui Rei, vereador com o pelouro das obras municipais, explicou que esta deposição é feita a título provisório, na sequência de um acordo entre o clube e a Conduril, frisando que uma obra desta dimensão para acabar com as inundações em Alverca não pode deixar de causar alguns constrangimentos. Já Maria da Luz Rosinha, presidente da edilidade vila-franquense, prometeu fazer tudo o que for possível para minorar estes incómodos. 

Saiba mais na edição impressa do Voz Ribatejana

Azambuja: Semana da Juventude de 25 a 28 Março

Azambuja recebe entre os dias 25 e 28 de Março, mais uma edição da Semana da Juventude,
A iniciativa arranca com o início do concurso “Reportagem Fotográfica da Semana da Juventude”, pelas 21h30, no Centro Cultural – Páteo Valverde, e para encerrar a noite está marcado um concerto com a Banda “90 Degrees”, a partir das 22 horas.
Nos dias 26 e 27, a iniciativa desenvolve-se no Jardim Urbano, entre as 14h30 e as 18h30. Ambas as tardes serão recheadas de actividades como a Aprendizagem, Demonstração, e Mini-Torneios de Cartas Magic; Azamb’Art; Parede de Escalada; Mini Campo de Futebol; Insufláveis e Mini-Golfe.
Destaque, no dia 26 de Março, pelas 16h00, para o evento “Vamos Conhecer… com Luís Filipe Borges e João Tordo”, na Biblioteca Municipal de Azambuja.
 A Semana da Juventude 2011 termina no dia 28 de Março, 2ª feira, com a reunião do Conselho Municipal da Juventude, pelas 18h00, no Centro de Juventude do Concelho de Azambuja

terça-feira, 22 de março de 2011

Alhandra tem museu mundial da Cimpor



O Museu da Cimpor foi hoje inaugurado no Centro de Produção de Alhandra da cimenteira portuguesa. 117 anos depois do arranque da laboração da primeira fábrica e do primeiro forno de produção de cimento, exactamente em Alhandra, o grupo Cimpor abriu um espaço museológico que começou a ser delineado já em 2007. Os edifícios do primeiro forno e do primeiro laboratório foram completamente recuperados e albergam, agora, um moderno museu, que mistura antigos equipamentos, imagens e maquetas, com modernos suportes multimédia que contam a história do cimento em Portugal.
Na inauguração deste “espaço de memória”, os responsáveis da Cimpor falaram, também, do presente e do futuro de um grupo que, actualmente, já possui 26 fábricas, espalhadas por 12 países de quatro continentes e com um total de mais de 8500 empregados.
Uma multinacional que tem crescido nos seus resultados e que quer continuar a crescer. Francisco Lacerda, presidente da comissão executiva da empresa, salientou que foram definidos quatro grandes eixos estratégicos para os próximos anos: aumentar a produção especialmente no Brasil mas também em África e na Índia, manter uma estrutura financeira robusta, reforçar a organização e aumentar a eficiência.

Saiba mais na edição de 30 de Março do Voz Ribatejana