segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alenquer: Câmara garante dialogo com encarregados de educação faltosos

A Câmara Municipal de Alenquer garante que apenas 28 alunos não têm pago as refeições escolares. A autarquia lembra que em causa está um universo de cerca de 1800 alunos.
Em comunicado, o município lembra que o valor inicialmente divulgado era de cerca de 10 mil euros em divida, contudo explicou que “numa primeira fase e em consequência da notificação, metade da divida foi liquidada. Os restantes 50% não liquidados dizem respeito a alunos que, na sua maioria, já transitaram para o 2.º ciclo, casos em que, obviamente, não poderão ver suspensas as respectivas refeições”
A autarquia lembra que notificou os encarregados de educação faltosos para o pagamento das refeições em falta “referentes ao ano de 2010 para que estes procedessem à regularização da dívida ou, em alternativa, à apresentação de motivos para que o escalão dos seus educandos fosse alterado e pudessem usufruir da gratuitidade das refeições”
A mesma nota da autarquia destaca que pese embora o facto da autarquia seja obrigada a cumprir os regulamentos em vigor “irá, como sempre fez, dialogar com as famílias sinalizadas no sentido de aprofundar os reais motivos que estão por detrás do incumprimento”.
Segundo o município “a suspensão do fornecimento de refeições, prevista para o incumprimento injustificado do pagamento, será aplicada apenas depois de esgotadas todas as tentativas de resolução do problema, salvaguardando sempre os legítimos interesses dos alunos”.

Moldavos condenados a 53 anos de cadeia em Alenquer


Quatro imigrantes de origem moldava foram condenados pelo Tribunal de Alenquer a penas totais de 53 anos e 5 meses de cadeia pela prática de vários crimes que incluem roubo agravado, sequestro, burla informática, falsificação e detenção de armas proibidas. Salientando que os dois principais arguidos fariam parte de um “bando” internacional que se dedicaria a assaltar residências, o colectivo de juízes condenou também Ion e Vasile pelos disparos que terão efectuado sobre dois inspectores da Polícia Judiciária, antes de serem detidos, em Outubro de 2009, nas proximidades de Alvor, no Algarve.
Em causa no julgamento iniciado em Setembro passado em Alenquer estavam sobretudo os roubos registados na noite de 19 de Setembro de 2009 na Quinta da Boavista (Merceana), de onde os assaltantes, depois de terem agredido com violência as três pessoas que ali residiam, levaram dois carros, 62 quadros, mais de 10 mil euros de objectos em ouro, armas e outros objectos. O Ministério Público decidiu anexar um segundo processo, relacionado com receptação de materiais roubados, sentando mais dois arguidos no banco dos réus.


Saiba mais na próxima edição do Voz Ribatejana

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Rio Grande da Pipa inunda Vala do Carregado



O transbordo do Rio Grande da Pipa originou, esta tarde, inundações em várias localidades dos concelhos de Alenquer e de Vila Franca de Xira. Dezenas de casas e de estabelecimentos ficaram alagados a partir da hora de almoço, devido à chuva persistente que se abateu sobre a região na noite e na manhã de sábado. Não há registo de danos pessoais, mas os prejuízos são elevados e os Bombeiros da Castanheira do Ribatejo foram chamados a retirar de casa uma pessoa com problemas de mobilidade.
O rio, que nasce nas encostas de Sobral de Monte Agraço e atravessa os concelhos de Arruda e de Alenquer antes de desaguar no Tejo, galgou as margens, sobretudo junto a obstáculos como a ponte de acesso às centrais termoeléctricas do Carregado e a plataforma onde assenta Linha do Norte. A Estrada Nacional 1-3, que serve a localidade da Vala do Carregado, esteve cortada durante toda a tarde, devido aos inúmeros lençóis de água.
Ricardo Fabião, da comissão de moradores, vincou que é premente o arranque da obra de regularização e limpeza deste troço do Rio Grande da Pipa, que a Câmara de Vila Franca diz pretender iniciar no próximo Verão. Outros moradores lamentam, no entanto, a falta de limpeza e os troncos acumulados no leito do rio. “É preciso fazer uma intervenção de fundo no rio. Nesta zona toda entre a ponte da Couraça e a linha-férrea (mais de 1 quilómetro) o rio tem muitos obstáculos e está deformado. Há muitas casas inundadas e as pessoas estão à espera que a água baixe para fazer limpezas e ver os prejuízos", disse, por seu turno, Jorge Simões, comandante dos Bombeiros da Castanheira.

Saiba mais na próxima edição impressa do Voz Ribatejana

Inundações em Azambuja cortam EN 3

O transbordo da ribeira do Valverde em Azambuja obrigou hoje ao corte da EN3 em Azambuja. A chuva intensa aliada à praia-mar no rio Tejo estiveram na origem de várias situações na baixa azambujense e nos Casais de Baixo.
A pior situação foi em Azambuja com a rotunda sul de acesso à vila cortada durante várias horas, o que obrigou ao desvio temporário do trânsito através da Auto Estrada do Norte, dado que o outro acesso, através da Aldeia de Casais de Baixo chegou a estar cortado devido à submersão da estrada.
Segundo o comandante da protecção civil, Pedro Cardoso, a situação ficou resolvida ao fim da tarde e não há, por agora qualquer preocupação sobre uma nova enchente.
Também em Vila Nova da Rainha, a tarde foi de preocupação. Os rios Ota e Alenquer que se juntam na vila, debitaram muita água e voltaram a trazer à memória as cheias do ano passado. Ainda assim tudo não passou de apenas um susto.

APS da Castanheira celebra hoje 40 anos


A Associação de Promoção Social (APS) da Castanheira do Ribatejo comemora, hoje, o seu 40ª aniversário. A data será também celebrada com a entrega das bandeiras e certificados de qualidade recentemente obtidos pela APS, uma das primeiras instituições sociais portuguesas a alcançar este estatuto. Actualmente, a APS acolhe 599 crianças e emprega 92 funcionários.
As comemorações deste sábado integram, também, um almoço, sessão solene e o lançamento de um livro sobre estes 40 anos. As bandeiras e certificados de qualidade atribuídos aos serviços da APS serão entregues pelo comandante Caldeira dos Santos, membro do conselho de Administração da Associação Portuguesa de Certificação.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PSP apreende armas ilegais no Forte da Casa




A PSP deteve, hoje, um homem de 42 anos pela posse de várias armas proibidas. Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa, o Núcleo de Segurança Privada de Alverca desenvolveu uma acção de fiscalização no Forte da Casa e detectou o detido, vigilante de profissão, na posse de uma arma de fogo. O homem foi detido, porque não conseguiu fazer prova da legalidade da arma e os agentes policiais efectuaram, em seguida, uma busca à sua casa onde encontraram mais um conjunto significativo de armas.
A PSP detectou, no quarto do detido, quatro pistolas (duas modificadas), uma arma eléctrica do tipo “Taser”, 2 pistolas de ar comprimido, uma navalha com 8 centímetros de lâmina, 3 178 munições de calibre .22, 149 munições de calibre 6.35 e 200 munições de salva (instrução). O detido foi hoje presente a tribunal.