terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Externato de Arruda pára na quarta-feira



O Externato João Alberto Faria (EJAF) vai estar encerrado na quarta-feira, numa acção de protesto organizada pela Associação de Pais contra as alterações introduzidas pelo Ministério da Educação nos contratos de associação com estabelecimentos de ensino privados. O EJAF é a única escola que lecciona os 2º. e 3º. ciclos e o secundário no concelho de Arruda e os seus responsáveis acham que esta especificidade deve ser tida em conta. Em Janeiro, a escola já teve uma redução de 20% nas verbas atribuídas pelo Ministério da Educação e esse corte foi reflectido nos salários dos professores e funcionários.
No dia 18, cerca de 800 pais e encarregados de educação encheram o polidesportivo de Arruda. A Associação de Pais enquadrou a situação e apelou à mobilização das famílias em defesa do EJAF. Colocou, também, à apreciação dos presentes a possibilidade de um encerramento de protesto no dia 26.
Até final desta semana, a maioria dos 93 estabelecimentos privados com contrato de associação vão realizar acções deste género. Já hoje haverá uma concentração em frente do Ministério da Educação com a entrega de caixões que simbolizam o “enterramento” destes colégios privados.      
 “Se o EJAF fechar todos perdemos”, sustenta Hernâni Silva, presidente da Associação de Pais do EJAF, criticando a “instabilidade” que o Ministério da Educação está a causar a professores, alunos e à própria direcção da escola.
Nuno Faria, director do EJAF e administrador da empresa proprietária da escola, adiantou que o corte de 114 mil para 90 mil euros por turma aplicado no início deste ano pelo Governo, já obrigou os responsáveis do EJAF a sensibilizar os cerca de 200 funcionários para um corte de 20% nos salários. Dizem os dirigentes da escola que não será possível abrir no próximo ano lectivo com os cortes de 30% anunciados pelo Governo, porque simplesmente as verbas não chegariam para pagar ao pessoal.


Saiba mais na edição de 2 de Fevereiro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Resultados eleitorais Presidenciais 2011 na Região

Vila Franca de Xira 

Cavaco Silva
37,23%
18099

Manuel Alegre
24,78%
12048

Fernando Nobre
16,7%
8118

Francisco Lopes
16,18%
7867

José Coelho
3,7%
1798

Defensor Moura
1,4%
682


Abstenção 50,97 %

Azambuja
 
Cavaco Silva
39,05%
3096

Manuel Alegre
26,69%
2116

Fernando Nobre
15,46%
1226

Francisco Lopes
12,16%
964

José Coelho
5,15%
408

Defensor Moura
1,49%
118


Abstenção 51,52 %

Arruda dos Vinhos

Cavaco Silva49,42% 

Manuel Alegre
21,27%

Fernando Nobre
15,55%

Francisco Lopes
8,03%

José Coelho
3,95%

Defensor Moura
1,78%


Abstenção 48,98 %

Alenquer


Cavaco Silva43,35% 

Manuel Alegre
24,99%

Fernando Nobre
14,47%

Francisco Lopes
11,51%

José Coelho
4,23%

Defensor Moura
1,44%


Abstenção 49,70%

Benavente


Cavaco Silva41,24%

Manuel Alegre
21,46%

Fernando Nobre
16,29%

Francisco Lopes
15,52%

José Coelho
4,13% 

Defensor Moura
1,36% 


Abstenção 57,61%

domingo, 23 de janeiro de 2011

Granho exige médico com "boicote" às presidenciais



A grande maioria da população do Granho não votou hoje nas presidenciais, em protesto contra a falta de médico e de serviços de enfermagem no posto de saúde local. A população teme mesmo que a unidade de saúde feche muito em breve, no âmbito de um plano de redução de serviços lançado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O único médico que ali prestava serviço saiu em Outubro e os cerca de 1000 habitantes da freguesia são obrigados a recorrer aos postos médicos de Marinhais e da Glória do Ribatejo, defrontando-se com falta de transportes e de meios nestas unidades de saúde.
Na semana passada circulou um panfleto anónimo no Granho, apelando ao boicote como forma de “demonstrar descontentamento pela falta de vontade de quem pode resolver esta situação” e de lamentar que não haja “qualquer tipo de preocupação com a população do Granho, constituída na sua grande maioria por pessoas idosas”.
Na manhã de ontem, a única mesa de voto da freguesia (tem 836 eleitores) inscritos, instalada na escola primária, abriu normalmente às 8h00. Os membros da mesa não votaram e no exterior aglomeraram-se cerca de 30 pessoas com cartazes exigindo meios para o funcionamento do posto de saúde. Ao longo do dia raros foram os que exerceram o seu direito de voto.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Palha Blanco tem dois concorrentes



Duas empresas apresentaram-se ao concurso para a concessão da exploração da praça de toiros de Vila Franca de Xira nos próximos dois anos. As propostas foram ontem abertas pela mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia vila-franquense, em sessão realizada no lar da instituição. Concorrem a Tauroleve (proposta anual de 39 mil euros) e a Gestoiros (proposta de 43 250 euros anuais) e caberá, agora, à direcção da Misericórdia tomar uma decisão final, que será anunciada nas próximas semanas.
A temporada tauromáquica de 2011 será particularmente importante para a Praça de Toiros Palha Blanco, que completa em Setembro 110 anos de existência.      

Alhandra apresenta hoje equipas de natação e triatlo


A Secção de Natação e Triatlo do Alhandra Sporting Club apresenta, hoje à tarde, as suas equipas de natação e triatlo e os objectivos para a próxima época desportiva. A iniciativa realiza-se nas instalações da Sociedade Euterpe Alhandrense, a partir das 15h00.   
O triatlo tem sido, nos últimos anos, a modalidade mais em destaque na colectividade de Alhandra, ao ponto de ter sido a colectividade mais em destaque na recente Gala Nacional, organizada pela Federação Portuguesa de Triatlo.   O ASC alcançou os títulos de Campeão Nacional Absoluto de Clubes em Masculinos e Femininos, de Campeão Nacional de Juvenis em Masculinos e Femininos. A Secção de Triatlo da colectividade de Alhandra conquistou, ainda, o primeiro lugar por equipas em juniores femininos (segunda em masculinos) e em sub 23 Masculinos e o segundo lugar no Campeonato Nacional de Triatlo Jovem. No que diz respeito ao Duatlo o ASC conquistou também primeiros lugares em juvenis masculinos e femininos e juniores masculinos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

6ª Gala do desporto do Grupo Desportivo de Azambuja

As comemorações dos 61 anos do grupo desportivo de Azambuja prosseguem este fim de semana. Em declarações ao Voz Ribatejana, Alexandre Grazina presidente do clube destaca a sexta edição da gala do desporto este sábado à noite, onde vão ser homenageados actuais e antigos atletas do clube no pátio do Valverde


Galardoados: 

Sócio do ano - Carlos Manique do Amaral
Dirigente do ano - Rui Marques Berto - Tesoureiro
Seccionista do ano - Carlos Vicente - Tiro com arco
Treinador(a) do ano - André Marques - Futsal e Natacha Correia - GYdafit
Atleta Revelação - Miguel Rodrigues - Pesca Desportiva
Atleta do ano - Natércia Dias - Tiro com Arco
Carreira/Prestigio - José Maria Cachado
Excelência - Américo Brás Carlos
Saudade - Carlos Serafim - Futebol