quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sub-12 de Vila Franca batem F.C. do Porto



A equipa de sub-12 da União Desportiva Vilafranquense alcançou o quarto lugar na 23ª. edição do Xirabasket, disputada no passado fim-de-semana. Os jovens basquetebolistas de Vila Franca perderam com o Benfica (17-22) no jogo para atribuição dos 3º. e 4º. lugares, mas antes já haviam batido o F.C. do Porto e o Portimonense. O vencedor final foi o Barreirense, clube com grandes tradições na formação em basquetebol. 
A crise económica também tem afectado a prática desta modalidade na União Desportiva Vilafranquense (UDV) que, apesar de tudo, mantém cinco equipas em actividade entre os escalões de sub-10 e sub-18, movimentando 63 praticantes. Na presente época, a secção registou um ligeiro decréscimo no número de praticantes, também reflexo das dificuldades económicas das famílias. Mas os responsáveis da modalidade procuram manter o mesmo dinamismo, com bons resultados nas competições oficiais e torneios regulares no pavilhão de Vila Franca. 

Saiba mais na edição de 27 de Fevereiro do Voz Ribatejana 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vila Franca de Xira: Núcleo Sportinguista com nova direcção


José Fernando dos Santos é o novo presidente da direcção do Núcleo Sportinguista de Vila Franca de Xira. As eleições tiveram lugar esta sexta-feira. A lista eleita integra os seguintes elementos:

Mesa da Assembleia Geral

Presidente - Vitor Manuel Cardoso da Silva
Vice-Presidente - Luis Manuel Mestre Maruta
Secretario - Luis Alexandre Geadas Esteves

Conselho Fiscal
Presidente - Aurélio dos Santos Marques
Vice-Presidente - Filipe José Duarte Ferreira
Secretario - João Miguel Arsénio Rodrigues

Direcção

Presidente - José Fernando dos Santos
Vice-Presidente - Carlos António de Carvalho
Tesoureiro - Manuel Gregório Rodrigues Penetra
Secretario - Américo Fernando Veloso Rodrigues
Vogal - Jacinto Oliveira Ramos
Vogal - António Fernandes Lopes
Vogal - Adriano Nelson Duarte Mendes Soares 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Diogo Peseiro vence VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas


A sexta edição do Encontro Internacional de Escolas Taurinas terminou com a vitória do jovem Diogo Peseiro, aluno da Academia do Campo Pequeno. Uma iniciativa que se distribuiu por Arruda, Montemor e Lisboa, reunindo cerca de 30 alunos de escolas de toureio portuguesas, espanholas, mexicanas e peruanas. A Escola de Toureio José Falcão não esteve, desta vez, representada.Este VI Encontro Internacional de Escolas de Toureio decorreu de 13 a 16 de Fevereiro, numa organização da Tertúlia “O Piriquita” de Arruda dos Vinhos e da Sociedade do Campo Pequeno. O prémio, um capote de brega, foi, assim, atribuído a Diogo Peseiro pelo Real Clube Tauromáquico Português.O espanhol Rodrigo Alvarez, aluno da Escola Taurina de Madrid, recebeu o prémio para a Melhor Faena, oferecido pela Sociedade Campo Pequeno SA e a Academia Taurina Municipal de Aguascalientes recebeu o correspondente à melhor escola, pelo desempenho dos seus alunos ao longo do encontro, prémio oferecido pela Tertúlia “O Pitiquita”.Na final, realizada na tarde de dia 16 no Campo Pequeno, lidaram-se novilhos oferecidos pelas ganadarias Falé Filipe, António Silva Herdeiros, Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, Varela Crujo e Manuel Coimbra. Participaram neste sexto encontro alunos das academias de Toureio do Campo Pequeno e Taurina Municipal de Aguascalientes (México) e das escolas de Toureio e Tauromaquia da Moita, Taurina de Camas (Sevilha), Taurina de Lima (Perú), Taurina de Madrid e Fundación “El Juli” (Espanha).

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Xirabasket sem espanhóis e com Benfica e Porto


O mais antigo torneio nacional de basquetebol jovem disputa-se, neste sábado, no pavilhão da União Desportiva Vilafranquense (UDV). A edição 2013 do Xirabasket reúne oito das melhores equipas portuguesas de sub-12 masculinos, juntando cerca de 100 atletas participantes.
A prevista participação dos espanhóis do Talavera acabou por não se confirmar, por dificuldades de última hora no transporte da equipa, que foi, assim, substituída pelo Clube de Basket de Queluz. As equipas ficam, assim distribuídas pela série A (UDV, Basket Queluz, FC Porto e Portimonense) e B (Benfica, Barreirense, Moscavide e Académica Coimbra). Os jogos disputam-se a partir das 10h30, num sistema de poule na parte da manhã. De tarde jogam-se as meias-finais (15h30 e 16h00) e as finais. A entrega de prémios está prevista para as 17h30.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Alenquer: Poetas vão a concurso


O recém-criado grupo cultural Alencriativos está a promover um concurso de poesia no concelho de Alenquer. O evento tem uma dimensão nacional, mas tem como alvo os alunos das escolas daquele concelho, fomentando a criatividade e o gosto pela leitura.
Segundo Ana Coelho, Alenquer “é uma terra de poetas de gaveta”, ou seja com vários escritos à espera de serem lidos. Em declarações ao Voz Ribatejana, Ana Coelho, também poetisa e com duas obras publicadas, afirma que “o objectivo é dar a conhecer cada um deles”.
Com um concelho de poetas, e um país cheio de gente criativa, Ana Coelho conclui que a partir do momento em que esta iniciativa começou a percorrer as redes socias, houve uma grande procura por mais informações, e sem se comprometer com números, afirma que o mesmo tem tido “uma significativa adesão”. 

Mais na edição desta quarta-feira no Voz Ribatejana

Alenquer abre portas ao "Senhor dos Passos"


Esta marcada para o próximo dia 3 de Março, a secular procissão do Senhor dos Passos de Alenquer.
A iniciativa que é organizada pela Irmandade de Santa Cruz e Passos de Nossos Senhor Jesus Cristo de Alenquer, deverá, à semelhança de outros anos, receber centenas de devotos.
Segundo a Irmandade, a "a Procissão dos Passos é a maior e mais antiga manifestação de fé das populações de Alenquer e arredores". e apela à participação "activa de todos os Irmãos e Irmãs como testemunho de Fé de toda a comunidade, recomendando ainda, especialmente aos participantes para usarem roupa escura dado ser um dia de luto para a comunidade católica".

Programa das Celebrações

28 de Fevereiro (Quinta Feira), na Igreja de S. Francisco, pelas 21:30 horas:
-Início do Solene Tríduo em honra do Senhor dos Passos;
-Recitação e meditação do Terço do Rosário;
-Admissão Solene dos Novos Irmãos.

1 de Março (Sexta Feira), na Igreja de S. Francisco, pelas 21:00 horas:
Procissão da Mudança dos Andores do Senhor dos Passos para a Igreja de São Pedro e do de Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Espírito Santo.

2 de Março (Sábado), na Igreja de São Pedro:
-das 15 às 18:00 horas: oferta de flores (brancas e roxas) para o Andor do Senhor dos Passos;
-às 21:30 horas – Noite de Oração.

3 de Março (Domingo).
-às 15:30 horas: saída da Procissão da Igreja de São Pedro, que percorrerá as habituais ruas da Vila, recolhendo à Igreja de São Francisco, onde será celebrada a Sagrada Eucaristia;
-às 20:30 horas – Jantar da Procissão na Quinta da Taipa

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Armas das Séries "Zé Gato e Duarte&Companhia" entregues à PSP


O produtor das séries "Zé Gato e Duarte & Companhia" Rogério Seitil entregou à PSP de Vila Franca de Xira as armas utilizadas nestas series dos anos 80.
Segundo a PSP" o proprietário contactou a polícia no sentido de se desfazer das armas, uma vez que não tinha intenção de renovar a licença de uso e porte de arma, a qual tinha caducado há mais de meio ano". 
Por outro lado, o  produtor manifestou a vontade de as armas ficarem expostas em algum local, tendo em conta o seu valor histórico", explicou fonte policial à agência Lusa.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Detido por roubo com imitação de pistola


Um jovem de 25 anos foi detido, na noite de sexta para sábado passados, por suspeita de ter sido o autor de um roubo a uma casa situada à beira da recta do Cabo. A proprietária da casa alertou a PSP que, cerca das 22h00, conseguiu interceptar o suspeito, que fugia a pé, perseguido por um vizinho da vítima. A descrição feita pela mulher de 35 anos permitiu confirmar a identificação do indivíduo,
Na posse do jovem foram encontrados bens alegadamente furtados à senhora e uma arma de softair, uma réplica que, pelas suas características, se confunde facilmente com armas de fogo de defesa pessoal.  Depois de ter sido presente a tribunal para primeiro interrogatório, o indivíduo foi constituído arguido e saiu em liberdade, ficando obrigado a apresentações periódicas na esquadra da PSP. 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vialonga: Junta de Freguesia inaugura biblioteca

A Junta de Freguesia de Vialonga inaugurou no passado sábado uma nova biblioteca. Trata-se de um espaço que irá funcionar como centro de convívio para a população desde os mais novos aos mais velhos e onde irão funcionar alguns cursos, dos quais se destaca o de informática que já tem algumas dezenas de inscritos.
O local que fica situado junto à Casa do Povo local, tem ainda um espaço para os mais pequenos, onde será realizada a "Hora do Conto”e outros ateliers, como por exemplo o de artes plásticas.
Saiba mais na próxima edição do Voz Ribatejana

Actualizada:"Milagre" em passagem de nível no Cartaxo

Sobreviveram por milagre as duas vítimas do acidente que se deu esta manhã, entre um veículo ligeiro e um comboio na estação de Santana -Cartaxo, neste concelho. A viatura foi abalroada, e as vítimas socorridas, no local, por populares.

Minutos depois passaria um segundo comboio, neste caso um Alfa Pendular, que acabou por danificar por completo a viatura, enquanto as vítimas já a salvo esperavam por socorro no interior do apeadeiro
De acordo com informação ao Voz Ribatejana do comandante dos bombeiros do Cartaxo, Mário Silvestre, os feridos na casa dos 80 anos, transferidos para o hospital de Santarém sofreram apenas escoriações ligeiras.

Todavia e já durante a tarde um dos feridos seria transferido para Lisboa devido a um traumatismo.
Minutos depois passaria um segundo comboio, neste caso um Alfa Pendular, que acabou por danificar por completo a viatura, enquanto as vítimas já a salvo esperavam por socorro no interior da estação da CP em causa. As mesmas estão agora no hospital de Santarém , à partida livres de perigo.